Você sabia que para um empreendimento ser construído é necessária uma licença ambiental? Quem pode conceder essa liberação é o engenheiro ambiental, profissional apto a avaliar os impactos ambientais de uma construção.
Com isso, o bacharel consegue preservar os recursos naturais e a saúde humana, através do desenvolvimento sustentável, uma das principais funções deste profissional.
Para evitar os danos ambientais, o engenheiro ambiental vai projetar e gerenciar a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos.
É responsável, também, pelo diagnóstico, avaliação e prevenção da poluição do ar, do solo ou da água, causada por indústrias e construção de residências em áreas vulneráveis, como encostas e mananciais.
A Engenharia Ambiental é uma área extensa, onde o profissional pode atuar em diversos segmentos como em setores público e privado, e ainda em organizações não-governamentais. Empresas do ramo da construção precisam do profissional para tratar da área ambiental, de licença, da parte burocrática, da legislação, como da parte de rejeito, entre outros.
Na Bahia, o engenheiro pode atuar em todos os ramos industriais a exemplo do polopetroquímico, indústria de alimentos, indústria de bebidas, entre outros.
O bacharel pode trabalhar na área de saneamento ambiental, de projeto de sistema de abastecimento de água, tratamento de esgoto, de avaliação de sistema de drenagem.
Pode também atuar com recursos hídricos, criar sistemas de prevenção e controle de poluição, elaborar licenças ambientais, além de atuar com consultoria, gerenciamento e gestão de projetos ambientais, vistoria ambiental, pesquisa e desenvolvimento e ensino.
Tendência
Considerada uma área nova, a busca pela energia renovável e limpa é uma das tendências tanto no Brasil como em outros países. Esse é um mercado em expansão devido à preocupação com o meio ambiente, principalmente no combate à poluição atmosférica por questões do aquecimento global e da camada de ozônio.
Outros destaques são as áreas de licenciamento e pericia ambiental, auditoria e geoprocessamento, que tem sido muito valorizada.
Formar um profissional que possa resolver problemas relacionados aos impactos ambientais é um dos objetivos do curso de Engenharia Ambiental da FTC. Ao longo de dez semestres, o aluno é preparado para desenvolver técnicas e tecnologias que ajudem a desenvolver soluções para o meio ambiente.
Para isso, desde o primeiro semestre, os professores buscam estimular a criatividade dos alunos por meio de metodologias ativas, com atividades práticas. Este formato vem contribuindo para a formação de um profissional mais completo e com uma visão holística para atuar no mercado.
Além do projeto integrador, que engloba todas as matérias do semestre, o aluno também participa e promove eventos acadêmicos, como a Semana das Engenharias, em Feira de Santana, que é aberta a escolas e comunidades. Também são realizados workshops sobre meio ambiente e sustentabilidade. Os alunos ainda participam de ações promovidas pela prefeitura na Semana do Meio Ambiente.
O aluno de Engenharia Ambiental da FTC conta com diversos laboratórios na área que complementam as atividades práticas em sala de aula. Além de realizar visitas técnicas em aterros sanitários, estações de tratamento de água, de esgoto, entre outras instituições.
Prof. Ms. Ernesto Antônio Neiva Santos
- Mestre em Ciências da Educação pela UNIGRENDAL
- Mestrando pelo PROFMAT da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
- Especialização em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
- Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)