PROCESSO SELETIVO

Para quase todos os diagnósticos clínicos de patologias, cujo médico indicará tratamentos medicamentosos entre outros, a necessidade de reabilitação se faz primária, devendo então o paciente ser encaminhado à Fisioterapia.

O profissional de fisioterapia está apto para tratar e prevenir doenças causadas por alteração genética, doenças adquiridas, acidentes ou vício de postura, por exemplo.

O fisioterapeuta pode desenvolver atividade desde acupuntura, passando pela área da estética como a dermatofuncional, até atuar em unidades de terapia intensiva, no meio esportivo, entre outras áreas.

No Brasil, é uma profissão em crescimento, com notável ampliação da inserção do fisioterapeuta em todos os níveis de atenção em saúde, sobretudo devido a aspectos como envelhecimento populacional, acidentes automobilísticos, doenças ocupacionais, doenças cardiovasculares, lesões esportivas e doenças crônicas e infecciosas.

O profissional de fisioterapia pode atuar em diversas áreas, entre elas, as tradicionais como a fisioterapia ortopédica e traumatológica que presta assistência aos pacientes com doenças degenerativas, fraturas pós-trauma, lesões musculares, ligamentares, lesões de coluna, alterações posturais.

Existe também a Fisioterapia neurofuncional, em que são atendidos pacientes que sofreram lesões no sistema nervoso, tais como AVC, indivíduos com trauma cranioencefálico, lesão medular, Parkinson, Alzhaimer, entre outros.

Outras áreas da fisioterapia são a esportiva, que atua para prevenção e reabilitação de agravos no esporte; fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva, para o restabelecimento das funções cardiorrespiratórias e motoras; fisioterapia em uroginecologia, para o tratamento das disfunções no períneo, incontinências e assistência no pré e pós parto; fisioterapia dermatofuncional, para o tratamento de disfunções estéticas e outras lesões como grandes queimaduras e edemas.

O profissional ainda pode atuar em consultórios, clínicas, laboratórios que produzem órteses, na gestão de serviços de saúde, na pesquisa científica, na saúde ocupacional (em empresas e indústrias) e na docência de ensino técnico e superior.

Tendência

Pode-se destacar como tendências tanto as áreas tradicionais quanto as novas. Dentre as clássicas, estão a neuro e a ortopedia, em que nunca faltam pacientes, devido, principalmente, ao envelhecimento populacional e ao alto índice de doenças cardiovasculares. Entre as áreas novas, os destaques são uroginecológica, desportiva e estética.

Com o objetivo de formar profissionais com capacidade para atuar nas diferentes áreas da profissão, o curso de Fisioterapia da FTC segue uma matriz curricular que adota metodologias ativas de ensino/aprendizagem, atividades práticas e visita técnicas desde os primeiros semestres. Com uma formação abrangente, a partir do 3º semestre são introduzidas disciplinas aplicadas, com componentes teórico-prático.

Para isso, o aluno tem acesso a laboratórios, onde ele realiza estudo de lâminas, peças anatômicas, de bioimagem, simulações com equipamentos modernos e treino de habilidades para avaliação e tratamento fisioterapêutico. O aluno também participa de visitas técnicas na clínica-escola da FTC, onde é realizado atendimento gratuito à comunidade, de acordo com os preceitos dos órgãos que regem a profissão.

Com a prática ainda no período do curso, o aluno tem a oportunidade de se aproximar da realidade profissional, além de conhecer um pouco mais das áreas de atuação do fisioterapeuta. Outra vertente forte no curso é voltada para desenvolver competências de gestão e empreendedorismo.

O aluno de Fisioterapia da FTC conta com uma clínica-escola de Fisioterapia onde o aluno tem a oportunidade de vivenciar, sob a supervisão de um professor, o atendimento fisioterapêutico nas áreas de ortopedia e traumatologia, urofuncional, pediatria, esportiva e hidroterapia.

O objetivo é prevenir lesões e estabelecer uma função comprometida no indivíduo, promovendo a sua reinserção social. Bem equipada, a clínica mostra-se como importante ambiente para formação profissional qualificada, porém, mais que isso, é um instrumento de formação humanizada e cidadã.

Profª. Nívea Malafaia

  • Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social pela Fundação Cairu
  • Especialista em Fisioterapia Neurofuncional pela Universidade Gama Filho
  • Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB)
  • Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

Campus Paralela

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Data Prova

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

salvador_destaques

Estacionamento

Com uma área que abriga aproximadamente 1,5 mil carros, o estacionamento da FTC Salvador dispõe de uma excelente infraestrutura para importantes eventos.

Biblioteca

A biblioteca Gregório de Mattos oferece aos usuários um espaço amplo e dinâmico, que possui subsídios para a pesquisa e produção de conhecimento.

Laboratórios

A FTC Salvador conta com mais de 120 laboratórios modernos e bem estruturados que otimizam o ensino, incrementando todo o conhecimento teórico em sala de aula.

Praça de Alimentação

A FTC salvador oferece aos seus alunos e visitantes um agradável Centro de Convivência e Praça de Alimentação, composto de restaurantes, lanchonetes e lojas.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: