PROCESSO SELETIVO

Na indústria química, o processo de transformação de um produto passa por normas de segurança, higiene, meio ambiente e qualidade, transformando-as em produto final. A transformação de produtos químicos e petroquímicos resulta em tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose, por exemplo. O responsável por esse processo é o engenheiro de produção química.

Além de desenvolver produtos e equipamentos, o bacharel também pesquisa tecnologias e processos mais eficientes e menos agressivos ao ambiente. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais.

Toda a produção da empresa passa por esse engenheiro, a sua função é cuidar dos produtos desde o seu estoque, envolvendo todo o processo que existe até o seu descarte. O profissional pode atuar em empresas como: petroquímicas, de cosméticos, farmacêuticas e as demais que possuem trabalho de manipulação.

Com uma grade curricular de aulas práticas que abrangem desde os aspectos básicos das Engenharias até os mais profissionalizantes, um projeto pedagógico que privilegia a interdisciplinaridade e um corpo docente formado por profissionais experientes, o curso de Engenharia em Produção Química da FTC associa o conhecimento técnico da Engenharia Química às áreas de Administração e Economia.

Dispondo de uma estrutura com mais de cinco laboratórios de diferentes níveis de complexidade para cada tipo de atividade prática, o curso propicia ao estudante se tornar profissional qualificado para atuar em todas as etapas dos processos, desde a fase de análise, projeto e definição de procedimentos, até a construção e implantação de sistemas integrados de produção.

Além de ter um corpo docente qualificado, boa parte é de mestres e doutores, a FTC oferece uma estrutura física que atende as necessidades do aluno, como laboratórios técnicos de física e de química, entre outros.

Prof. Ricardo Magalhães

  • Doutorando em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade de Campinas (UNICAMP)
  • Mestre em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá
  • Especialista em Análise Ambiental pela Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Graduado em Engenharia Elétrica e Telefônica e Telecom pelo Instituto Nacional de Telecomunicações

Campus Paralela

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

salvador_destaques

Estacionamento

Com uma área que abriga aproximadamente 1,5 mil carros, o estacionamento da FTC Salvador dispõe de uma excelente infraestrutura para importantes eventos.

Biblioteca

A biblioteca Gregório de Mattos oferece aos usuários um espaço amplo e dinâmico, que possui subsídios para a pesquisa e produção de conhecimento.

Laboratórios

A FTC Salvador conta com mais de 120 laboratórios modernos e bem estruturados que otimizam o ensino, incrementando todo o conhecimento teórico em sala de aula.

Praça de Alimentação

A FTC salvador oferece aos seus alunos e visitantes um agradável Centro de Convivência e Praça de Alimentação, composto de restaurantes, lanchonetes e lojas.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: