PROCESSO SELETIVO

Quando surge uma doença contagiosa, pesquisadores logo iniciam uma jornada em busca de uma vacina para combatê-la. Quem faz essas pesquisas é o biomédico. A Biomedicina é uma área das Ciências Biomédicas voltada para a Ciência e para a Saúde Humana.

O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas a fim de prevenir doenças e epidemias. Também investiga a eficácia de formas de tratamento.

O campo de atuação do biomédico contempla hospitais, laboratórios, clínicas de diagnóstico por imagem e órgãos públicos de saúde. O profissional pode atuar também no setor de perícia criminal, ajudando a elucidar crimes a partir de vestígios como sangue ou tecidos humanos.

É comum atuar em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos, formando equipes multiprofissionais.

O curso de Biomedicina possui 35 áreas de atuação, sendo mais comuns as de análises clínicas, imagem, citopatologia e acupuntura. Com a nova habilitação para estética, o mercado se amplia, sendo essa uma das tendências da área. Neste caso, o profissional estará apto a fazer procedimentos não invasivos, limpeza de pele, aplicação de botox, peeling, entre outros.

O mercado de vacinas, com pesquisa em laboratórios, também é considerada uma tendência constante na área.

Iniciado em 2004, o curso de Biomedicina da FTC é um dos mais tradicionais da capital baiana, tendo como característica mais forte a formação de profissionais tecnicamente competentes e com visão humanizada da profissão, conceito reforçado no grupo de pesquisa “Humanização e afetividade em saúde”.

Com uma formação ampla da profissão, o curso prepara o profissional para atuar, sobretudo, em análises clínicas, imagem e acupuntura, que são as áreas mais demandadas no mercado.

O curso da FTC foi o primeiro em Salvador a incluir a estética na matriz curricular. A mais recente habilitação do curso de Biomedicina foi inserida com vistas em um importante e crescente nicho de mercado.

O aluno de Biomedicina da FTC conta com um laboratório-escola, onde tem a possibilidade de iniciar o estágio profissional e, assim, ter seu primeiro contato com o mercado de trabalho. Para os estudantes que vislumbram o futuro na área de pesquisa, o curso dispõe também de um Centro de Pesquisas Biomédicas (CPB). As possibilidades de estágios são ampliadas ainda através de parcerias com laboratórios e hospitais.

Profª. Luciene Lessa

  • Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB)
  • Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Especialista em Gestão Ambiental e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL)
  • Especialista em Gestão do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC)
  • Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC)
  • Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Campus Paralela

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Transferência Externa

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: