Criado em Terça, 23 Maio 2017 11:55

Estudantes da Harrisburg University of Science and Technology, da Pensilvânia (EUA), que estão no Brasil por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico e Cultural com a Rede FTC realizaram um dia de campo neste final de semana em Mucugê, na Chapada Diamantina.

O grupo de 12 estudantes e um professor das áreas de ciências Naturais contou com o auxílio da aluna Juliana Porto, 21, do 3°semestre do curso de Biomedicina da FTC Conquista, e do professor do mesmo curso, Sandro do Nascimento Silva, no desenvolvimento de uma pesquisa com espécie de aranhas nativas da Chapada.

Um dos objetivos da pesquisa, diz o professor Sandro, foi investigar o comportamento das aranhas no processo de formação das teias. “Por meio de alguns procedimentos técnicos, verificamos, por exemplo, como se desenvolve o processo de liderança entre esses animais”, disse o professor.

Os pesquisadores também observaram o tempo de resposta das aranhas aos toques nas teias. “Estudamos 45 aranhas e todas tinham um tempo de reação variado, de 18 segundos até 10 minutos. Quanto menor a teia, menor o tempo de resposta delas”, disse a estudante Juliana, para quem “a experiência com os estudantes americanos foi única na vida.”

Pesquisa nos EUA

E Juliana quer mais. Na segunda-feira mesmo ela já iniciou o processo de inscrição para participação no Programa de Intercâmbio Acadêmico e Cultural da Rede FTC 2017 para desenvolver pesquisas na terra do tio Sam.

O edital de seleção pública que escolherá os estudantes que participarão do convênio já foi divulgado e as inscrições vão até o próximo sábado (27).

O Programa de Intercâmbio Acadêmico e Cultural foi criado a partir do Convênio de Cooperação Internacional firmado entre a Rede FTC e a Harrisburg University, Pensilvânia (EUA), e tem como principal objetivo promover a internacionalização na qualidade de uma formação pertinente às demandas de um mundo globalizado.

A experiência inter cultural favorece o aprimoramento da fluência em um segundo idioma, amplia a rede de relacionamentos pessoal e profissional, bem como proporciona o enriquecimento mútuo institucional e das capacidades do corpo social.

As áreas ofertadas no presente intercâmbio são Biotecnologia, Direito Forense e STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics.

Os interessados em participar devem conferir os critérios da seleção no edital do Programa de Intercâmbio da Rede FTC.