PROCESSO SELETIVO

Manter a saúde bucal é tão importante que é possível prevenir ou descobrir diversas doenças apenas observando a situação da boca. Inclusive alguns tipos de infecção podem gerar danos cerebrais.

Quem cuida dessa parte do corpo é o cirurgião-dentista, profissional habilitado para tratar da saúde e estética bucal que envolve dentes, boca e ossos da face.

São várias as atuações do cirurgião-dentista, que pode diagnosticar e tratar problemas de ordem bucal e influenciar massivamente no diagnóstico de enfermidades gerais também, bem como seu tratamento.

A odontologia tem crescido através dos anos e desponta como uma das profissões mais desejadas e procuradas nas faculdades do mundo, de acordo com informações da revista americana US News & World Report.

O mercado de trabalho para o cirurgião-dentista é promissor por ser bem diversificado, já que o profissional pode atuar com clínica geral, cirurgia, estética, restauração, implante, odontopediatria, ortodontia, endodontia, entre outras. Além disso, o bacharel também pode fazer procedimentos estéticos como aplicação de botox, por exemplo.

O odontologista também pode atuar nos setores público e privado, e abrir o próprio consultório nas áreas de odontologia do esporte, saúde coletiva. Como tendência, a área de estética se destaca, bem como a odontopediatria que voltou a ser muito procurada.

Em dez semestres, o aluno do curso de Odontologia da FTC obtém a graduação como cirurgião-dentista. Com uma formação abrangente, mas com visão de todas as especialidades, o futuro odontólogo adquire competências de prevenção, promoção e reabilitação da saúde bucal, tendo assim, uma visão geral do paciente.

Para oferecer uma formação de qualidade, a FTC proporciona aos alunos atividades práticas desde o primeiro semestre, com uma carga horária maior do que a exigida pelo Ministério da Educação (MEC).

Com a nova matriz curricular e as práticas integrativas, os estudantes têm a possibilidade de aprender conteúdo da odontologia que não estão na matriz curricular, mas que são reconhecidamente do cirurgião dentista, como heiki, odontogeriatria e hipnose.

Para complementar a formação, os graduandos contam com estrutura adequada e parcerias que reforçam o aprendizado para além da sala de aula, como os consultórios da própria faculdade.

Os alunos realizam atividades práticas em laboratórios gerais de saúde, além do laboratório de diagnóstico por imagem. Também existem os laboratórios de anatomofisiologia, microbiologia, bioquímica, citologia, entre outros que contribuem para o aprendizado.

O Estágio Supervisionado, que ocorre na Associação Brasileira de Odontologia – secção Bahia (ABO), dentre outros locais, é um exemplo que proporciona a experiência prática fora do campus.

Prof. Gustavo Moreira

  • Mestre em Odontologia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
  • Especialista em Endodontia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
  • Graduado em Odontologia pela Universidade do Vale do Rio Doce (UNIVALE)

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Nota do ENEM

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

salvador_destaques

Localização

O Campus da unidade da FTC de Itabuna é localizado na área central da cidade, possui fácil acesso e tem proximidade do comércio.

Biblioteca

A biblioteca Jorge Amado é frequentada por pesquisadores, estudantes de nível superior e ensino médio de colégios e cursinhos pré-vestibulares.

Laboratórios

A FTC Itabuna possui laboratórios modernos e bem estruturados que otimizam o ensino, incrementando todo o conhecimento teórico em sala de aula.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: