PROCESSO SELETIVO

Para quase todos os diagnósticos clínicos de patologias, cujo médico indicará tratamentos medicamentosos entre outros, a necessidade de reabilitação se faz primária, devendo então o paciente ser encaminhado à Fisioterapia.

O fisioterapeuta está apto para tratar e prevenir doenças causadas por alteração genética, doenças adquiridas, acidentes ou vício de postura, por exemplo.

O profissional de fisioterapia pode desenvolver atividade desde acupuntura, passando pela área da estética como a dermatofuncional, até atuar em unidades de terapia intensiva, no meio esportivo, entre outras áreas.

No Brasil, é uma profissão em crescimento, com campo vasto, principalmente devido ao envelhecimento populacional que vai exigir, cada vez mais, profissionais que atuem em serviços de reabilitação de movimentos e alívio de dores crônicas.

O fisioterapeuta pode atuar em diversas áreas, entre elas, as tradicionais como a fisioterapia ortopédica e traumatológica que tratam pacientes com doenças degenerativas, fraturas pós-trauma, lesões de coluna, desvios de coluna.

Existe também a Fisioterapia neurofuncional, em que são atendidos pacientes que sofreram AVC, indivíduos com trauma cranioencefálico, lesão medular, Parkinson, Alzhaimer, entre outros.

Outras áreas da fisioterapia são a esportiva, tanto para prevenção quanto para reabilitação de agravos; fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva; prática em clínica cirúrgica e clínica geral.

O profissional ainda pode atuar em consultórios, laboratórios que produzem órteses, clínicas para diversos tipos de reabilitação, na estética com a fisioterapia dermatofuncional e com reabilitação uroginecológica, no pré e pós-parto.

Tendência

Pode-se destacar como tendências tanto as áreas tradicionais quanto as novas. Dentre as clássicas, estão a neuro e a ortopedia, em que nunca faltam pacientes, principalmente devido ao envelhecimento populacional e ao alto índice de doenças cardiovasculares. Entre as áreas novas, os destaques são uroginecológica, esportiva e estética.

Com o objetivo de formar profissionais com capacidade para atuar nas mais diferentes áreas da profissão, o curso de Fisioterapia da FTC segue uma matriz curricular que adota atividades práticas desde os primeiros semestres.

Com uma formação abrangente, a partir do 3º semestre são introduzidas disciplinas aplicadas, com componentes teórico-prático.

Para isso, o aluno tem acesso a laboratórios, onde ele realiza estudo de lâminas e de peças anatômicas. Também, nesta fase, ele já participa de visitas técnicas em empresas parceiras.

Assim, o aluno tem a oportunidade de se aproximar da realidade profissional no começo do curso, além de conhecer um pouco mais das áreas de atuação do fisioterapeuta. Outra vertente forte no curso é voltada para desenvolver competências de gestão e empreendedorismo.

A faculdade oferece a estrutura necessária para a prática acadêmica logo no primeiro semestre. As atividades de extensão permitem que os alunos tenham experiências práticas dentro da faculdade e em comunidades.

Uma rede de convênios com instituições de saúde públicas e privadas permite estágios para o aperfeiçoamento das habilidades práticas. Dentre os conveniados estão instituições hospitalares, clínicas, além da rede estadual e municipal de saúde.

Profª. Pryssilla Souza Moutinho

  • Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Especialista em Saúde Pública e Gestão em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano
  • Especialista em Fisioterapia em Neonatologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Graduada em Fisioterapia pela Universidade José do Rosário Vellano

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Nota do ENEM

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

salvador_destaques

Localização

O Campus da unidade da FTC de Itabuna é localizado na área central da cidade, possui fácil acesso e tem proximidade do comércio.

Biblioteca

A biblioteca Jorge Amado é frequentada por pesquisadores, estudantes de nível superior e ensino médio de colégios e cursinhos pré-vestibulares.

Laboratórios

A FTC Itabuna possui laboratórios modernos e bem estruturados que otimizam o ensino, incrementando todo o conhecimento teórico em sala de aula.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: