PROCESSO SELETIVO

Para construir um prédio, uma casa ou uma ponte, por exemplo, é fundamental a presença de um Engenheiro Civil. Este profissional possui conhecimentos específicos para garantir a estabilidade e a segurança da edificação, além de ser responsável por projetar, gerenciar e executar obras de construção ou reforma.

O engenheiro civil também faz a análise do solo e estudo da insolação e da ventilação do local até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. Dentre as principais áreas de atuação deste profissional estão: emissão de laudos, estruturas e fundações, obras hidráulicas e de saneamento, de infraestrutura, de transporte e de administração predial.

O profissional pode trabalhar em atividades de estudo, planejamento, projeto e especificações, consultoria, direção de obra, vistorias, avaliações e laudos, ensino e pesquisa, entre outras.

Ainda fazem parte, dentre outros do campo de ação profissional, os setores da Construção Civil; Sistemas Estruturais; Geotecnia; Transportes; Hidrotecnia; Saneamento Básico; Tecnologia Hidrossanitária e Gestão Sanitária do Ambiente.

Tendência

Como tendência, podem-se destacar os setores da construção civil; sistemas estruturais; geotecnia; transportes; hidrotecnia; saneamento básico; tecnologia hidrossanitária e gestão sanitária do ambiente.

Pioneiro na região de Itabuna, o curso de Engenharia Civil da FTC tem o objetivo de formar um profissional com perfil ético, humanístico e criativo, e com uma formação crítica e reflexiva.

O aluno é capacitado para absorver e desenvolver novas tecnologias, bem como para identificar e resolver problemas, atendendo às demandas da sociedade, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.

O curso, com duração de dez semestres, prepara o aluno para trabalhar com coordenação, fiscalização de obras, execução, elaboração de projetos e instalações.

A preparação se dá a partir de atividades práticas realizadas desde o primeiro semestre. Também são realizados eventos como o Seminário de Integração das Engenharias, Seminário de Engenharia do Sul da Bahia e a Semana das Engenharias.

Ao final do curso, o estudante se torna apto a participar de todas as fases de uma construção, desde o projeto até a finalização, passando por pesquisa prévia da viabilidade da obra, execução e análise de segurança.

Além de ter um corpo docente qualificado, boa parte é de mestres e doutores, a FTC oferece uma estrutura física que atende as necessidades do aluno, como laboratórios técnicos na área de solos e de concreto. Existem também laboratórios de física e de química para o ciclo básico.

Prof. Flávio Leopoldino

  • Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa
  • Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Nota do ENEM

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

salvador_destaques

Localização

O Campus da unidade da FTC de Itabuna é localizado na área central da cidade, possui fácil acesso e tem proximidade do comércio.

Biblioteca

A biblioteca Jorge Amado é frequentada por pesquisadores, estudantes de nível superior e ensino médio de colégios e cursinhos pré-vestibulares.

Laboratórios

A FTC Itabuna possui laboratórios modernos e bem estruturados que otimizam o ensino, incrementando todo o conhecimento teórico em sala de aula.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: