PROCESSO SELETIVO

Quando surge uma doença contagiosa, pesquisadores logo iniciam uma jornada em busca de uma vacina para combatê-la. Quem faz essas pesquisas é o biomédico. A Biomedicina é uma área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa na área da saúde humana, animal ou das plantas.

O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas a fim de prevenir doenças e epidemias. Também investiga a eficácia de formas de tratamento.

O biomédico é capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises bromatológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados. Também faz análises ambientais, bioengenharia e análises por imagem.

É comum atuar em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos, formando equipes multiprofissionais.

O curso de Biomedicina  possui 35 áreas de atuação, sendo mais as mais conhecidas: análises clínicas, imagenologia, citopatologia e acupuntura. Com a nova habilitação para estética, o mercado se amplia, sendo essa uma das tendências da área.

Neste caso, o profissional estará apto a fazer procedimentos não invasivos, limpeza de pele, aplicação de botox, peeling, entre outros.

O mercado de vacinas, com pesquisa em laboratórios também é considerado uma tendência constante na área. Reprodução Humana, Biologia Molecular e Genética também fazem parte de um mercado promissor.

Com uma matriz atualizada e que faz ponte entre o conhecimento científico e a prática, o curso de Biomedicina da FTC oferece uma formação abrangente, tendo como uma das características mais fortes, a preparação de profissionais com visão humanizada da profissão.

O aluno é preparado para atuar, sobretudo, em análises clínicas, imagenologia, citopatologia e acupuntura, que são as áreas mais demandadas no mercado.

Recentemente, a Estética foi inserida na relação de habilitações do curso de Biomedicina da FTC, o primeiro da região a acrescentar essa disciplina na matriz curricular visando um mercado com grandes possibilidades de ascensão.

Além do estágio supervisionado em estética, imagenologia e análises clínicas, o aluno da FTC também se prepara para o mercado através da participação de atividades externas como as ações sociais promovidas em comunidades.

Além de um corpo docente com um quantitativo de mestres e doutores, a FTC dispõe de diversos laboratórios voltados para saúde, tais como o de anatomia, de microbiologia, de hematologia, de imunologia, ou seja, ambientes que aprimorar o conhecimento do aluno.

Em breve, o aluno contará também com o laboratório-escola em análises clínicas. Além da estrutura, a FTC firmou parcerias com outras instituições da área de saúde, a fim de fortalecer a relação do estudante com o mercado de trabalho através de estágios.

Profª. Ângela Cristina Alves

  • Mestre em Biologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Nota do ENEM

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

salvador_destaques

Localização

O Campus da unidade da FTC de Itabuna é localizado na área central da cidade, possui fácil acesso e tem proximidade do comércio.

Biblioteca

A biblioteca Jorge Amado é frequentada por pesquisadores, estudantes de nível superior e ensino médio de colégios e cursinhos pré-vestibulares.

Laboratórios

A FTC Itabuna possui laboratórios modernos e bem estruturados que otimizam o ensino, incrementando todo o conhecimento teórico em sala de aula.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: