PROCESSO SELETIVO

O curso de Administração está entre os mais procurados pelos estudantes no Brasil. E há uma razão para isso: com uma formação generalista, o administrador é um dos profissionais com mais campos de atuação. O bacharel tem a função de gerir organizações, valendo-se das técnicas de planejamento, organização, execução e avaliação.

A formação acadêmica dá possibilidades de o profissional atuar nas áreas de Recursos Humanos, finanças, produção e marketing, sempre com o foco de conduzir o sucesso da empresa. Ele também possui competência técnica para se tornar um empreendedor, montando o próprio negócio ou auxiliando outros negócios por meio de consultorias.

Em relação ao mercado de trabalho, de todos os cursos, é o que mais oferece oportunidades e um dos menos susceptíveis a variações de cenário macroeconômico. O administrador pode trabalhar nas áreas de logística, marketing, recursos humanos, financeiro, produção, entre outras. Ele pode atuar como coordenador, analista, em cargos de gestão ou prestar consultoria.

Como tendência, o aluno deve ficar atento à área de tecnologia, que tem crescido muito com startups e inovação. Mas, especialistas alertam que é preciso inovar sempre, seja em novos negócios ou empresas que o profissional já atua. Também são destaque, as áreas de Gestão de Pessoas e Gestão de Custos, bem como logística e financeira.

Empreendedorismo é a palavra-chave do curso de Administração da FTC que, além de oferecer uma formação com foco na implantação de novos negócios, prepara o profissional para as múltiplas possibilidades de atuação profissional.

Desde os primeiros semestres, os alunos são estimulados a desenvolver competências para atuar com espírito empreendedor, visão sistêmica e humanística em cenários de mudanças.

Para auxiliar a formação, a FTC dispõe não só de professores com bagagem de mercado e premiados nacionalmente, como também conta com metodologias ativas que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem.

São realizadas atividades práticas desde seminários, workshops, palestras, até Trabalhos Interdisciplinares Dirigidos (TIDs) e o próprio Trabalho de Conclusão de Curso, o qual é feito um plano de negócio com orientação de professores de diferentes áreas da Administração.

Fora da sala de aula as atividades não param. Além de visitas técnicas, os alunos participam de competição de jogos de empresas, realizam ações sociais e a Feira de Negócios, onde eles praticam o que é trabalhado desde o primeiro semestre. Tem também a empresa júnior, que funciona como laboratório sob a supervisão de professores e onde eles atendem clientes reais.

A instituição dispõe de laboratórios de informática, onde o aluno pode desenvolver o plano de negócio do TCC em um software. O estudante também pode colocar em prática a vivência de sala de aula em situações reais na empresa júnior, laboratório que auxilia na formação do administrador, que já chegará ao mercado com uma importante experiência profissional.

Profª. Maria Alice Dória

  • Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Especialista em Economia Regional pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Graduada em Administração de Empresas pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESPI)

FORMAS DE INGRESSO

Vestibular Tradicional

Vestibular Agendado

Nota do ENEM

Transferência Externa

DESTAQUES DA UNIDADE

salvador_destaques

Localização

O Campus da unidade da FTC de Itabuna é localizado na área central da cidade, possui fácil acesso e tem proximidade do comércio.

Biblioteca

A biblioteca Jorge Amado é frequentada por pesquisadores, estudantes de nível superior e ensino médio de colégios e cursinhos pré-vestibulares.

Laboratórios

A FTC Itabuna possui laboratórios modernos e bem estruturados que otimizam o ensino, incrementando todo o conhecimento teórico em sala de aula.

DESTAQUES ACADÊMICOS

Você está aqui: