Com atuação de destaque entre as Instituições de Ensino Superior particular do Estado e um projeto pedagógico inovador voltado para a interdisciplinaridade e o empreendedorismo, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) desde o início de suas atividades, no ano 2000, oferta uma formação de qualidade atuando em cinco unidades de ensino presencial nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Jequié e Itabuna.

Adequada às demandas do mercado e com foco voltado para as atividades de cada região onde está presente, a Rede FTC oferece opções de graduação em todas as áreas do conhecimento. Sendo assim, a Instituição disponibiliza desde as tradicionais habilitações em Administração, Odontologia, Nutrição, Direito, Medicina, Medicina Veterinária e Engenharia, até as mais inovadoras, Ciências Aeronáuticas, Hipermídia, Cinema e Vídeo, Biomedicina e Engenharia Mecatrônica.

Com aproximadamente 20 mil estudantes e objetivando proporcionar uma estrutura de qualidade aos seus alunos, de modo que estes venham a colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, a Faculdade disponibiliza diversos núcleos de aprendizagem e laboratórios equipados para atender as três áreas acadêmicas: Ciências da Saúde, Humanas e Exatas.

Além da Graduação, são oferecidos cursos de Pós-Graduação que atendem as demandas do mercado de trabalho e o primeiro Mestrado Profissional stricto sensu em Bioenergia oferecido no Brasil com funcionamento autorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (Capes /MEC).

Na modalidade a Distância, a FTC EAD formou mais de 30 mil professores graduados nos cursos de Licenciatura em Biologia, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia em todo o país, com um grande número de aprovação em concursos públicos.

A Faculdade de Tecnologia e Ciências ainda oferta cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em parceria com a Organização Tecnológica de Ensino (OTE) que é uma instituição autorizada pelo Conselho Estadual de Educação do Estado da Bahia.

A OTE Cursos Técnicos foi criada para oferecer educação profissional e técnica de nível médio, motivação que surge da necessidade de suprir um hiato entre a formação geral de nível médio e a de nível superior.

Além disso, a Instituição ainda disponibiliza diversas opções de Financiamento Estudantil que facilitam o pagamento das mensalidades da Graduação; mantém convênios com empresas viabilizando descontos para os colaboradores; proporciona até quatro disciplinas gratuitas em outros cursos para estimular a interdisciplinaridade do seu corpo discente, entre diversas outras atividades com objetivo de formar profissionais criativos, competitivos e empreendedores, capazes de atuar de forma ética, humana e científica na sociedade.