FTC Verde

Nos últimos 25 anos, temas como desenvolvimento sustentável têm recebido grande destaque na agenda internacional com eventos como a Conferência de Estocolmo, Agenda 21, Rio + 20, entre outros.

Isso tudo se deve à preocupação com os recursos naturais, que estão sendo consumidos de tal forma que ultrapassam a capacidade de reposição do planeta, e sendo descartados em grande quantidade e de forma prejudicial no meio ambiente.

O programa

Para reafirmar seu compromisso social e ambiental, a FTC desenvolve, desde 2008 o Programa FTC Verde, visando envolver toda a comunidade acadêmica na constante busca pelo desenvolvimento sustentável.

O programa tem como objetivo integrar, propor e gerenciar ações de responsabilidade socioambiental, norteando as diretrizes institucionais pautadas no compromisso com a formação da cidadania e adoção de práticas sustentáveis.

A ideia do programa é fazer com que alunos, professores e colaboradores reflitam sobre o quanto suas ações impactam no meio ambiente, com destaque ao consumo de recursos naturais relacionados ao nosso dia a dia.

Ações

Copo descartável tem alternativa – busca reduzir o consumo de copos descartáveis na Rede FTC. O tempo de decomposição de um copo plástico está entre 250 a 400 anos.

Cumpra seu papel, não derrube mais árvores – reduzir a quantidade de papel utilizada com vistas à sustentabilidade ambiental e econômica. Cada brasileiro gasta, em média, duas árvores com o papel que utiliza em um ano.

Coleta Seletiva – Quando você muda, transforma o mundo – incentivar o descarte adequado dos resíduos sólidos (lixo). Dos 30% do lixo reaproveitável, apenas 3% é reciclado.

Eficiência e alternativas na gestão energética – estimular o consumo correto da energia elétrica, que aumenta a cada ano em decorrência do desperdício.

Gestão Sustentável da Água – Busca tornar racional o usa da água na Rede FTC, através do uso de equipamentos economizadores de água e campanhas de conscientização para seu uso racional e moderado.

Coleta seletiva

Vidro – O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidade. Tipo de vidros recicláveis: garrafas, lâmpadas, embalagens diversas.

Metal – O metal pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidade. O alumínio, por exemplo, pode ser usado sem limites. . tipo de metais recicláveis: latas de refrigerante, tampas de garrafas, enlatados, arames, pregos, chapas.

Papel – O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem.

Plástico – O plástico reciclado tem praticamente todas as características do plástico comum. Tipos de plásticos recicláveis: copos, canudos, potes, embalagens pet, sacos, frascos de produtos, tampas, sacolas.

Política de Educação Ambiental